“Heróica”, un universo de superherois en Portugal

HeroicaQue pasaría se imaxinamos un universo de superherois en Portugal, como serían?

Este é a pregunta que un día se fixo Ricardo Bessa, un ilustrador, que decidiu entón desafiar a varios dos seus colegas de profesión. Así naceu o fanzine “Heróica” unha obra só con heroes portugueses.

A primeira edición deste fanzine, con traballos de Ana Gomes, André Marques, Joana Lafuente ou Miguel Lima, entre outros, saíu o 27 de Maio e está dispoñíbel para descarga de balde.

Ricardo explica así o que é este fanzine:

Cada ilustrador cria o seu super-herói e fazemos uma zine.

A ideia pareceu-me divertida.

Quis organizar uma zine com talento nacional porque, como muitos outros artistas, cresci praticamente sem saber da existência de ilustradores portugueses. Sem saber se o que eu mais queria fazer – desenhar – era uma opção de carreira viável.

Felizmente, o caso mudou de figura nesta última década, em parte graças à nova geração e em parte graças à internet. Mas ainda sinto que a comunidade, pequenina (e da qual admito pouco conhecer), é fragmentada, e muitos jovens talentos passam ao lado do público interessado.

Por isso este projecto acabou por se tornar numa plataforma para mais do que uma equipa incrivelmente diversa de super-heróis; é uma plataforma para uma equipa de jovens talentos. Também eles heróis, todos.

Mas para ser honesto… Foi mesmo porque me pareceu divertido. Espero que concordem.

Ricardo Bessa.