Comic Con Portugal 2015, Convidados e eventos de BD

comiccon-metropoles-delirantesOs próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro celebra-se a Comic Con Portugal em Porto, a convenção de Cultura Pop em Portugal, que ainda que aborda uma grande variedade de temas, você terá uma boa representação da Banda desenhado. O evento será na Exponor e totalizam 45 mil metros quadrados de área de Exposição coberta.

Os horários son:

  • Dia 4/12 – Abertura – 12h30 Encerramento: 22h00
  • Dias 5 e 6/12 – Abertura – 10h00 Encerramento: 22h00

Os convidados de banda desenhada som:

Brian Azzarello – Vencedor do prestigiado Prêmio Eisner em 2011, argumentista de renome com uma longa colaboração com a DC Comics, principalmente com a sua label Vertigo. Reconhecido internacionalmente Pela obra 100 Balas, desenvolvida em parceria com Eduardo Risso. Presente nos dias 5 e 6 de Dezembro.

Eduardo Risso – Ilustrador argentino com obra reconhecida no mercado da Banda desenhada norte-americana. Colaborador regular da Dark Horse Comics e da DC Comics, Eduardo Risso é vencedor do Prêmio Eisner, em 2001, pelo seu trabalho conjunto com Brian Azzarello, 100 Balas. Presente em todos os dias do evento.

Juan Díaz Canales – Argumentista e realizador de filmes de animação, Canales construiu a sua carreira no mercado da bd europeia e norte-americana. É o argumentista da obra de sucesso Blacksad e vencedor de um prêmio Eisner em 2013. Lançou, juntamente com Ruben Pellejero, a nova etapa do famoso Corto Maltese. Presente em todos os dias do evento.

Ruben Pellejero – Desenhador com umha sólida e longa carreira na BD espanhola e franco-belga, é autor de Dieter Lumpen e lançou, em colaboração com Juan Diaz Canales, a nova etapa de Corto Maltese. Presente em todos os dias do evento.

Tsuneo Sanda – Ilustrador e desenhador, Sanda é famoso pêlos seus trabalhos para a saga Star Wars. Neste momento, assume-se como Lucas Film Official Artist e Disney Official Artist. Presente em todos os dias do evento.

Miguelanxo Prado – Autor, escritor e ilustrador, recebeu duas vêzes o prêmio de melhor obra Estrangeira na FIBD (Feira Internacional de Banda desenhada) de Angoulême, Prêmio Nacional de Comic em Portugal e premiado seis vêzes no Salão Internacional do Banda Desenhada de Barcelona. Presente pelo segundo ano consecutivo em todos os dias do evento.

Juan Cavia – O argentino é o ilustrador do cartaz oficial da Comic Con Portugal 2015 e é nessa Qualidade que vai estar no evento. Autor juntamente com Filipe Melo, do livro Dog Mendonça e Pizzaboy. Presente nos três dias do evento.

Peter Snejberg – O ilustrador dinamarquês, que coopera regularmente com o argumentista Garth Ennis, ele tem umha longa colaboração com a DC Comics / Vertigo, com vasta obra publicada no setor. Atualmente, trabalha para a Cross Cult. É convidado da editora G Floy. Presente nos três dias do evento.

Carlos Pacheco – Desenhista, com vários trabalhos para a Marvel e para a DC, como por exemplo como X-Men, Vingadores Forever, Superman ou Batman. Ele estará presente, pelo segundo ano consecutivo. Presente nos três dias do evento.

Miguel Montenegro – Primeiro autor português com trabalhos publicados Pela Marvel Comics Entertainment, tendo sido UM dos desenhadores oficiais da série Red Prophet (Marvel) em 2006. atualmente, Miguel escreve e desenha o livro da tira humorística Psicopatos, traduzida em cinco línguas no website internacional e que será apresentado no evento. Presente nos três dias do evento.

Daniel Henriques – Especializou-se em arte-final para o mercado de quadrinhos norte-americano, embora inicialmente tenha participado em algums publicações a nível nacional. Já trabalhou em vários títulos da Marvel Comics, colaborou com artistas da DC Comics.

Filipe Melo – Pianista, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Juntamente com Juan Cavia, é co-autor do famoso Dog Mendonça & Pizzaboy, publicado pela Dark Horse Comics. Presente nos três dias do evento.

José Domingo – Autor e ilustrador com vasta obra publicada e indicado ao prêmio Eisner, em reconhecimento pelo seu trabalho em “Aventuras de um empregado japonês”. Presente nos três dias do evento.

André Oliveira – Foi co-editor da antologia de banda desenhada Zona e Comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. Destacou-se com a obra Volta, juntamente com André Caetano. Presente nos três dias do evento.

Javier Pulido – Faz parte da segunda grande onda de autores espanhois que entraram com Sucesso no mercado dos EUA nos anos 90, juntamente com Germán García e Kano. Seus trabalhos mais conhecidos São Robin, ano um, Catwoman, Human Target, The Amazing Spiderman e Hulk. Presente nos 3 dias do evento.

Duarte Neves – Criador da série  A. Lusitanicus, vai apresentar, na Comic Con Portugal, “Viriato e as Guerras de Fogo – Ophiussa”, um livro que, apesar de se referir à mesma época histórica, o faz sem qualque tipo de paródia.

André Caetano – Ele tem ilustrado para editoras como a Polvo, Porto Editora, Edições Asa, GATAfunho, Calendário de Letras, Minerva Coimbra, lápis de cor, entre outros. Das várias obras que ilustrou, destaque para trás, juntamente com André Oliveira.

Atos da banda desenhada:

Painéis com Convidados – Sessões de 30 a 60 minutos em que vários convidados discutem sobre determinado tema, apresentam novidades e esclarecem questões colocadas pelo público. Os painéis vão decorrer nos respetivos auditórios e áreas designadas para os mesmos.

Artist’s Alley – Espaço onde vários artistas de Banda Desenhada expõem e vendem os seus trabalhos ao público. Aqui estarão presentes vários talentos, independentes ou convidados, podendo ter uma mesa própria ou partilhada com outros autores.

Galeria – Uma área de exposição para obras realizadas pelos convidados da Nona Arte. Este ano, a Galeria estará composta com arte e obras do TheLisbonStudio.

Para Além desta Exposição central, realizam-se igualmente as seguintes:

  • Ano Editorial Português com Presença das editoras G-Floy, Ave Rara, Kingpin Books e Pó, onde cada editora vai expor seu material.
  • HanuramtheGolden – Exposição dedicada à personagem criada por Ricardo Venâncio e inicialmente publicada no volume I da antologia KaBOOMbox.
  • Figuras Classic do Terror – Exposição que conta com várias ilustrações assinadas por autores ligados às artes plásticas e à Banda desenhado, as quai homenageiam ícones do cinema Classic de terror.

Portfolio Review – Portfolio Review é o Espaço da Comic Con Portugal destinado à descoberta de novos talentos. Nestas sessões, que se desenrolam individualmente, cada participante reúne-se numa mesa com um influente e insigne editor ou autor da indústria e apresenta-lhe o respetivo portefólio com as melhores criações. É uma oportunidade única de impressionar profissionais experientes que podem ajudar qualque autor e / ou ilustrador para cumprir o sonho de efectuar corrida ao mais alto nível no setor da BD.

No Portfolio Review-á os responsáveis de algums das maiores editoras de banda desenhado internacional, nomeadamente;

  • DarkHorseComics – Philip Simon.
  • Dupuis – Antoine Dujardin.
  • KingPinBooks – Mário Freitas (editor portuguesa).
  • Pó – Rui Brito (editor Português).
  • Carlos Pacheco (autor espanhol).
  • Maria José Pereira (editora portuguesa).

Galardões BD – Uma das grandes novidades deste ano, os prémios serão entregues numa cerimónia, que terá lugar durante a Comic Con Portugal 2015.

Expositores – Pavilhão com mais de 7 mil metros onde estarão presentes várias marcas a comercializar produtos. A lista de expositores é extensa e abarca as mais diversas áreas que integram o espírito da Cultura Pop, onde estarão disponíveis artigos colecionáveis, action figures, livros, edições limitadas e produtos exclusivos.

Euromanga – Painel com conjunto de autores europeus de manga.